x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 222

DEDUÇÃO DE PLANO DE SAÚDE EMPRESA DOS FILHOS

Débora

Débora

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 47 semanas Terça-Feira | 6 maio 2025 | 18:34

Uma cliente na configuração: Pais separados judicialmente tem 2 filhos, e o Pai declara 1 filho e a mãe o outro filho. A Mãe paga pela empresa as despesas de plano de saúde empresarial  dos 2 filhos, ela pode deduzir na sua declaração esse plano de saúde dos 2 filhos? Qual seria a opção correta pra mãe deduzir as despesas médicas do plano que ela paga pela empresa desses 2 filhos? Pode declarar somente 1 dos filhos e deduzir somente 1 ou pode deduzir o valor do plano dos 2 filhos mas obrigatoriamente ter que colocar as 2 como dependente?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 47 semanas Quarta-Feira | 7 maio 2025 | 07:13

Bom Dia,

A Mãe paga pela empresa as despesas de plano de saúde empresarial  dos 2 filhos
o Pai declara 1 filho e a mãe o outro filho.

Apenas os dependentes legais podem ter as despesas declaradas e abatidas do Imposto de Renda.

RIR99

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Débora

Débora

há 47 semanas Quarta-Feira | 7 maio 2025 | 20:20

Cara Telma, esclarecendo minha dúvida, nesse caso a mãe mesmo pagando as despesas do plano de saúde 2 filhos como somente 1 filho está como dependente na declaração dela, ela só pode deduzir somente a despesa do plano de 1 filho, é isso?

Telma Frate

Telma Frate

há 47 semanas Quinta-Feira | 8 maio 2025 | 10:18

Bom Dia

ela só pode deduzir somente a despesa do plano de 1 filho, é isso?
É isso mesmo.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Débora

Débora

há 19 horas Segunda-Feira | 6 abril 2026 | 21:50

E PAIS casados fazem declaração separados, 2 filhos são dependentes da MÃE na declaração dela e as despesas do plano de saúde desses mesmo filhos são pagos pelo plano empresa do PAI, na pré preenchida da MÃE veio os valores informados do plano de saúde que são pagos pelo PAI, achei estranho. Nesse caso a MÃE pode deduzir o valor do plano pago pelo esposo na declaração dela já que os filhos são dependentes dela? 

Telma Frate

Telma Frate

há 4 horas Terça-Feira | 7 abril 2026 | 13:07

na pré preenchida da MÃE veio os valores informados do plano de saúde que são pagos pelo PAI, achei estranho.
Eu acho que não devemos confiar muito na pré-preenchida, olha aí..rs

Nesse caso a MÃE pode deduzir o valor do plano pago pelo esposo na declaração dela já que os filhos são dependentes dela? 
Não, apenas se ela pagasse.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade